22 de agosto de 2009

A fórmula de Deus para manter nosso coração aquecido.

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar,
buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos,
dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2Cr 7.14; NVI)


O que é ter o coração aquecido e que diferença isso faz em minha vida?
Quais os sintomas de se estar com um coração frio ou esfriando?

A natureza do fogo é consumir e é natural também que ele se alastre.
Deus não deseja que apenas nós sejamos aquecidos por sua presença, mas que esse fogo se alastre para outras pessoas.
Adoração sem testemunho é aborto espiritual. Testemunho sem adoração é suicídio religioso. Há uma conexão entre adoração e testemunho. O objetivo do testemunho é produzir adoradores de Deus. E ao mesmo tempo, o testemunho produz motivação para adorar.

A palavra Se é a maior palavra de duas letras em português. O destino de pessoas, famílias e nações depende dessa palavrinha. Nossa vida e crescimento espiritual também dependem dela.
Esse verso reproduz a Palavra de Deus a Salomão após a cerimônia de dedicação do templo. O templo simbolizava compromisso de adoração a Deus e parceria com ele.
Se sugere responsabilidade da parte de quem ouve. Deus estava dizendo a Salomão: “Você é o homem responsável por levar minha chama ao mundo”. E para a nação de Israel ele estava dizendo: “Vocês são o povo. A responsabilidade de proclamar meu perdão e cura é de vocês”.

Mas o que isso tem a ver com meu coração? O texto de Crônicas responde à essa pergunta apresentando a fórmula de Deus para manter nosso coração aquecido e nossa fé vibrante.
Quantas vezes sentimos nosso coração desaquecer, deixar de arder por Deus e seu reino?

Esse é um texto de alerta, pois o povo estava em plena festa: Agora tudo estava bem, mas se o povo se distanciasse do propósito de Deus, se decidisse desviar-se dos caminhos do Senhor, se saíssem da casa do Pai, Deus lhes daria o caminho de volta a ele.

1. Humilhar: indica a direção do nosso coração — Deus
- humilhar é reconhecer quem eu sou e diante de quem estou
- Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde
- o orgulho diz que “eu” consigo, faço e aconteço, mas a humilhação diz “sou dependente”
- O orgulho precede à ruína
- sem mim, nada podeis fazer

2. Orar: indica a direção de nossas palavras — Deus
- indica dependência
- é uma atitude aparentemente de fraqueza pq orar é reconhecer que “não su capaz de resolver isso se Deus não intervir”

3. Buscar a minha face: indica a direção de nossa ambição — Deus
- indica que Deus deve ser minha grande e maior ambição e prioridade
- estabelecer Deus como prioridade me ajudará a colocar em ordem todas as outras coisas importantes
- me ensina que Deus é mais importante que as bênçãos que ele pode me dar (bênção é consequência de obediência), embora ele se alegre em nos presentear;

4. Se afastar dos seus maus caminhos: indica a direção de nossos passos — Deus


Essas posturas abrem o caminho para a ação divina. Daí, então, ele pode:

1. Ouvir do céu: Deus tem prazer em ouvir nossa voz em oração. Um coração quebrantado e contrito, Deus não desprezará. Deus se “derrete” diante do coração humilde.

2. Perdoar nosso pecado: Se confessarmos o nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça

3. Curar(ei) a sua terra: Quantas vezes a terra do nosso coração está doente. A terra, quando não está saudável, recebe a semente, mas não produz frutos. Assim somos nós, quando a terra do nosso coração está doente: a Palavra de Deus vem a nós, mas não brota, não cresce e muito menos, cria raízes profundas e dá fruto para alimentar outros.

Assim, podemos dizer que um coração aquecido é aquele que permanece na presença de Deus, celebrando as vitórias ou clamando por misericórdia; adorando ou oferecendo sacrifício de louvor; rindo ou chorando... Estar no lugar onde a o amor de Deus possa nos alcançar é a maneira de aquecer e manter aquecido o coração humano.

O mesmo fogo que endurece o barro amolece a cera. Que nosso coração seja amolecido pelo Espírito Santo e seja um barro maleável nas mãos do Oleiro. Que seja tbm como a cera que se derrete, se quebranta, se sensibiliza com aquilo que toca e move o coração de Deus.

21 de agosto de 2009

Dividir boas-novas... multiplicar discípulos

E aí, meninas. Bom dia. Vamos a nossa meditação de hoje.

Amo criar coisas novas na cozinha. Sou amante da boa culinária. Vejo uma receita e logo fico ansiosa para prepará-la para os meus amores (Elias e Gabriel) e para os amigos queridos.

Na época em que cursava o Seminário, aprendi uma receita de pão de banana que amo preparar. Sempre que recebo alguém em casa para o café da tarde, lá está ele à mesa. Todos os que experimentam o tal pão, pedem a receita pq acham uma delícia. Assim, aqui no prédio onde moro, já passei essa receita para algumas amigas.

Fiquei pensando nas coisas que amo e que me fazem bem. De todas elas, a que mais amo e a que mais bem me faz é Jesus. Amo meu Senhor com toda força que ele mesmo supre. Por isso, devo - e quero muito - compartilhar a respeito dele com todos aqueles a quem Ele me der o privilégio de conhecer. O Senhor é bom D+ para que eu o retenha só para mim. Não quero ser egoísta. Quero cumprir a missão que todos nós cristãos recebemos dele "Ide... fazei discípulos".

Assim, enquanto divido com colegas o famoso pão de banana, tenho buscado ao Senhor a fim de dividir com elas o Pão e a Água da vida. E o melhor é que ele já vem prontinho (Ele é o Cordeiro de Deus, preparado desde a fundação do mundo para a nossa salvação). Ele tem o tamanho exato do vazio que deixa a alma humana oca. Só Ele pode satisfazer verdadeiramente.

Cristo me faz muito bem. É uma delícia desfrutar de sua doce presença em minha vida. Então, quero convidar vc a juntar-se a mim nessa tarefa de compartilhar com os outros o Pão da vida.
Que o Senhor nos dê amor pelos perdidos.

Concluo nossa breve conversa de hoje com uma música da Aline Barros.

A serviço do Rei Jesus,
Nilda Nunes

Já chegou o tempo/ não há como esperar/ A unção foi derramada em nós / e com ela recebemos a missão/[...] a profecia se cumpriu, trazendo fome e sede de Deus/ nâo vou deixar que os meus olhos se sequem/ preciso chorar, sentir a dor, me desesperar/ Senhor, leva-me aos famintos / Senhor, leva-me aos sedentos / Senhor, eu quero as nações que são minha herança/ Eu vou levar o Pão da vida / Eu vou dar de beber de ti / Eu vou ver toda a terra te adorar

20 de agosto de 2009

Entrando no descanso do Senhor.

As muitas atribuições de cada dia podem nos levar a viver em constante ansiedade e agitação. São problemas de saúde e financeiro, crise no casamento e problemas na criação de filhos, dificuldades no ministério e na profissão, cobranças de todos os lados; ter de dar conta do serviço da casa, cuidar do filho, do marido, do ministério; trabalhar fora e/ou para fora, prazos vencendo, arquivos por entregar... E o tão esperado casamento que não acontece, o amor da vida que não aparece, a gravidez que não chega, a carreira que não deslancha e o ministério que "não acontece". Um verdadeiro turbilhão que traz estresse e desassossego.

Ninguém consegue viver assim. Isso é suficiente para tirar a sanidade de qualquer mente, por mais equilibrada que seja. É preciso encontrar e manter "nosso lugar de refúgio".

O salmo 23 traz grande descanso ao coração aflito e à mente estressada. Veja:
O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará: Significa que ele me dá direção. Se for ovelha de seu rebanho, não ficarei perdida para sempre em meio à confusão da rotina diária. Ele me dirije os passo, me diz o que fazer, me aconselha e, sempre que necessário, me disciplina com amor para que eu retorne ao caminho reto.

Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranqüilas: Somente na companhia e nos braços do nosso pastor amado encontraremos o melhor de todos os divãs. Diante dele sou aceita e amada. Ele me enche o coração de paz. Nos braços do Pastor, pensar no amanhã nos faz sentir seguros; nosso futuro está garantido nele.

O SENHOR renova as minhas forças: Ah! Quantas vezes sentimo-nos exaustos, com aquela impressão de que colocaram um sugador de energias em nossa boca e tiraram nossas forças até á última gota? Vc já se sentiu assim? Bem-vinda ao clube dos normais

e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu: Ele é fiel em todas as suas promessas. Se Deus prometeu algo a vc, não desista de esperar. Lembre-se que ele faz tudo perfeito no tempo dele.

Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges: Por qual vale vc está passando nesses dias? Quando estamos no vale, perdemos a visão das coisas. Nesse momento, precisamos nos basear na Palavra de Deus e nas vitórias do passado, para mantermos nossa fé viva. Quantas vezes vc passou "pelo vale da sombra da morte?" Quantas vezes vc achou que não tinha mais jeito, que tudo estava perdido? E, em quantas dessas vezes vc foi socorrido pelo Senhor e recebeu vitórias inigualáveis? Pois é, querida, Deus é o mesmo ontem, hoje e será assim eternamente. Traga à sua memória aquilo que enche seu coração de esperança, especialmente quando tudo parecer perdido e destruído. Deus pode fazer reviver o seu "vale de ossos secos". Não tenha medo; confie no Senhor.
A presença do Senhor em nós, não nos garante livramento DAS aflições. No entanto, ao passarmos por momentos difíceis, Deus nos dará livramento e nos ensinará lições preciosas que nos farão crescer nele e nos dará uma fé mais forte. Simplesmente confie. Ele está sempre presente.

Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar: Imagine só esta cena: Vc passou por um momento muito difícil. Então, depois de toda batalha, o Senhor prepara uma grande festa, e vc é o convidado de honra. Vc é homenageado pelo Senhor e servido por ele, diante da ilustre presença daqueles que estavam prontos para aplaudirem sua queda. Então, é isso. Quando confiamos no Senhor, somos honrados pela sua presença e bênção em nossa vida.

Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida: Vale mesmo a pena descansar nos braços do nosso querido pastor. Ele sempre nos surpreende.