31 de maio de 2010

Lição nº 03: As lutas não podem nos paralisar nem impedir-nos de prosseguir. Deus sempre tem um caminho preparado para nós.

Bem-vindos mais uma vez, amados.

Como é bom aprendermos com o Senhor, não é?
Nesta semana aprenderemos uma lição que nos ajudará muito nos momentos de dificuldades. Desejo que o Espírito Santo ministre ao seu coração cada palavra postada aqui.

Vamos lembrar o contexto bíblico.
Finalmente, o faraó havia liberado o povo para partir, conforme a ordem divina. Depois de perder seu bem mais precioso, o filho e herdeiro, o líder obstinado decide "deixar o povo de Deus ir". Pouco tempo depois, arrependido e tomado pela ira, faraó decide juntar seu exército e sair em perseguição ao povo de Israel.

O povo prosseguia em sua marcha, quando, de repente, se vê diante do mar Vermelho. Olhando para trás, percebem que um exército inumerável vinha atrás deles, e não estavam com cara de bons amigos, não. Eles vinham dispostos a atacá-los e destrui-los. Os israelitas clamam a Moisés, e Moisés clama a Deus que lhe diz o seguinte: "Por que você está clamando a mim. Diga aos israelitas que sigam avante".

Seguir em frente, baseados na Palavra do Senhor! Esta é a ordem divina para todos nós, em momentos quando não vemos saída. Não podemos parar de forma alguma, pois se pararmos, morreremos no deserto, mergulhados em nossos problemas. Precisamos seguir em frente, olhando para Jesus e não para as circunstâncias em redor. Nunca estaremos numa situação totalmente favorável para servir a Deus; sempre haverá lutas, desafios, dificuldades. Precisamos fixar os olhos em Jesus.

Diante do mar em fúria, Pedro, ao ver Jesus vindo sobre as águas, pediu a ele que pudesse também caminhar sobre as águas. Jesus lhe disse: "Vem!". Pedro saiu do barco e passou a andar sobre as águas, e ali ficou enquanto manteve os olhos em Jesus. Quando Pedro deixou de olhar para seu Mestre e passou a olhar para o mar revoltado e agitado, começou a afundar. Ainda assim, ele experimentou o "socorro bem presente", o livramento de Jesus que o tomou pela mão e o salvou do naufrágio e morte.

Quer você esteja andando sobre o revoltado mar quer esteja diante do mar, sem ver qualquer saída, lembre que sempre há um caminho preparado pelo Senhor para aqueles que nele confiam.

Às vezes Deus nos tirará das situações difíceis, nos livrará da luta, afastando-a para longe de nós; ele nos tomará pela mão e dará o livramento. Mas haverá situações em que Deus poderá também nos livrar EM MEIO às lutas. Pode ser que não sejamos imediatamente livres do problema, mas Deus nos dá condições de viver acima das circunstâncias.

Pedro afundou no mar, não pq as circunstâncias eram ruins, mas pq tirou os olhos de Jesus. Lembre-se, queridos: o que nos faz afundar no desespero e na cegueira espiritual diante dos problemas não é a intensidade nem a gravidade deles, mas o fato de desviarmos nosso olhar de Jesus. "Olharam para ele e foram iluminados". Do Senhor vem o olhar de amor que lança luz sobre as trevas da dificuldade.

Não deixe as lutas paralisarem você, sua fé ou sua esperança. Não deixe que elas façam você parar de crer, de andar com Deus, de exercer o ministério que Deus lhe deu, de cumprir suas atribuições como mãe ou pai, esposo ou esposa, cidadã(ão) e cristão(ã).

Se vc parar, afundará.

Ouça a voz de Deus dizendo: “Siga adiante”. Siga adiante com os olhos no Senhor, não nas circunstâncias. Siga em frente pq eu estou abrindo diante de você um caminho, uma saída bem no meio da dificuldade.

Que o Senhor nos ajude.

Grande abraço e até a semana que vem.