12 de julho de 2010

Lição 09) É possível criar filhos tementes a Deus em um mundo corrupto e sem temor a Deus

A terra estava cheia de perversidade e corrupção, e o homem estava totalmente inclinação para o mal. O pecado estava reinando na vida das pessoas daquela época. Deus, então, decidiu destruir tudo.

No meio desse caos, Deus encontrou um homem que chamou sua atenção. Não por suas qualidades intelectuais, pelas posses ou pelas habilidades que possuía, mas pelo fato de ele ser justo, bom e andar com Deus. Noé era um homem íntegro: ele aliava sua vida ao seu discurso.

Como justo que era, e temente a Deus, Noé criava seus filhos sob a disciplina e temor do Senhor.

Certo dia, depois de ver tanta corrupção na terra, Deus decidiu destruir tudo. Mas Deus contou a seu servo Noé tudo o que ia fazer e lhe deu ordens a respeito da contrução de uma arca.

Deus sempre dá o escape àqueles que o amam e andam com ele: Deus compartilhou com Noé os planos que tinha de dar uma chance a mais para a raça humana, e ele iria recomeçar tudo de novo a partir da família de Noé.

Deus sempre conta com aqueles que o amam e temem a ele. Deus pede a Noé que construa uma arca. Esse seria um projeto sem sentido se Noé considerasse a situação até àquele momento. Não havia chovido ainda sobre a terra. Construir uma arca parecia algo totalmente maluco.

A Bíblia não dá detalhes sobre a família de Noé, mas o sucesso do empreendimento divino revela que Noé tinha o apoio de sua família para fazer a vontade de Deus.

Os filhos de Noé devem tê-lo ajudado na construção da arca e, por isso, sofriam zombaria de seus amigos e vizinhos que não temiam ao Senhor. Eles não se intimidaram, seguiram ajudando o pai no projeto de Deus que salvaria sua família do grande Dilúvio. Isso revela temor a Deus e compromisso com ele.

A Bíblia traz uma palavra em Is 65.23, que penso cabe também para nós: Não trabalharão debalde [em vão] nem terão filhos para a calamidade [infelicidade], porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus filhos estarão com eles.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar..." ou "Instrua a criança de acordo com os planos que você tem para ela..." é o que lemos no livro de Provérbios; e o autor completa "quando ela crescer, não se desviará dele".

Eu creio na validade desta palavra para hoje, para os nossos dias, para os nossos filhos. Eu creio que é possível ter uma família temente a Deus nestes dias caóticos. Eu creio que Deus cuida de nós e de nossa família. Eu creio que não estamos sós no árduo processo de criar filhos para Deus. Eu creio que Deus pode e quer usar toda a nossa família para sua glória e para fazer a diferença neste mundo que "jaz no maligno".

Eu creio. E vc, crê?
Que Deus nos ajude em nossa pequena fé.