6 de julho de 2010

Lição 08) Deus concede o sonho e permite sonhar. Deus também prepara o sonhador para viver cada um desses sonhos

A história de José também é bastante conhecida entre os cristãos, então, vamos resumi-la rapidamente:
- José era o queridinho do papai
- teve uns sonhos estranhos
- compartilhou os sonhos com seus irmãos e, depois, com seus pais

Contar o sonho aos irmãos, aumentou ainda mais a antipatia deles para com José. Assim, eles o venderam. Os sonhos do jovem rapaz pareciam estar para sempre perdidos. O fracasso o havia alcançado.

Que sonhos Deus tem permitido a vc sonhar?
Deus realiza os sonhos de quem está disposto a permitir que ele link sua história com a história maior que Deus está “escrevendo” desde a fundação do mundo.

Nossa história não é um acontecimento isolado; ela tem de estar ligada a algo muito maior – a história de Deus. Só assim teremos cumprido nossa missão e o objetivo que Deus tinha em mente ao nos criar.

Os olhos humanos não dão conta de perceber a história completa. Como humanos que somos, só enxergamos o que está absolutamente claro diante de nossos olhos. Vemos a realização daquilo que depende de nós. Só conseguimos ver o que está no mesmo nível que nós. Que pequena é nossa visão!

Deus está acima de tudo; ele vê do lugar alto, da sua morada celestial, por isso, a visão que ele tem das coisas é completa, abrangente. Ele vê tudo, em todo tempo, em todas as etapas e fases. Deus realmente vê tudo; nada escapa a seus olhos.

É neste sentido que a fé é “a prova das coisas que não vemos”.Eu não consigo enxergar tudo, mas Deus consegue e ele está no controle! Mesmo que pareça que não há a mínima possibilidade de os sonhos que Deus nos deu se realizarem, permaneçamos firmes no Senhor e exerçamos fé perseverante. Exercer fé é:

1)Deixar Deus ser Deus dos nossos sonhos: Descansemos nele. Há momentos em que não devemos agir. Há momentos em que a única ação que Deus espera e requer de nós é "descansar nele".

2)Deixar Deus ser Deus dos inimigos dos nossos sonhos: Pratiquemos o perdão. Levar a vida carregando uma carga de amargura e falta de perdão é um fardo pesado demais para qualquer pessoa carregar. Quando perdoamos, obedecemos a Deus e somos libertos, mas, acima de tudo, "liberamos" Deus para agir na vida daquele que nos ofendeu; deixamos nas mãos do Senhor o trabalhar e tratar na vida daquela pessoa.

3)Deixar Deus ser Senhor dos nossos fracassos: Recomecemos pela fé. Não somos os primeiros nem seremos os últimos a fracassar alguma vez na vida. A questão maior não é o fracasso em conquistar nossos sonhos, mas o que aprendemos com o Senhor enquanto o sonho não acontece. Deus tem prazer em nos abençoar, mas ele se preocupa mais conosco do que com as bênçãos que desejamos receber dele.

Nada de ficarmos remoendo frustrações, nem murmurando, nem lamentando, nem procurando alguém para culpar. Vamos levantar, sacudir a poeira e, pela fé perseverante, dar a volta por cima. Deus está nos preparando para viver sonhos mais altos, para voar mais alto. Deixemos Deus ser Deus em nosso favor e em favor daqueles que estão em seu redor, que fazem parte da sua vida.

Convido você a entregue-se a Deus e também os seus sonhos; assim, ele poderá usar sua vida, como fez com José, para abençoar outras pessoas.

Que Deus nos permita sonhar os sonhos dele e nos prepare para vivê-los, a fim de abençoar pessoas.

Gde bj. Até semana que vem.