10 de maio de 2019

Melancolia


É textão, pessoal. Então, podem ler aos poucos, em doses homeopáticas. Por favor, deixem suas impressões e comentários. Sempre é muito bom qdo vcs se manifestam.

Esta é uma peça de 2012, esculpida em metal e em tamanho real pelo artista Albert Györg. Ela é uma das muitas esculturas que enfeitam as margens do Lago Genebra (Genebra; Suiça). Por estar em um lugar que reflete alegria, sua prostração é ainda mais destacada, pois destoa da paisagem como um todo. O tamanho vão no corpo da figura, indica que está sem coração e sem pulmão, órgãos extremamente importantes, um deles vital para um ser humano.

O vazio, representado pelo buraco, revela vazio existencial (da alma), falta de propósito e significado, desesperança, dentre outras coisas. Não há como olhar tal imagem sem considerar que inúmeras pessoas vivem nesta situação e com esses sentimentos. Não é algo esporádico. Vai além disso, é algo constante, é uma espécie de "sentir-se como sendo assim: sem propósito, sem sentido, vazia; é mais do que algo que a pessoa sente; com o tempo a pessoa sente que ela não só tem esses sentimentos mas já se tornou a encarnação deles. Viver desta forma, assombrado por esses sentimentos é desesperador e provoca uma dor de intensidade indescritível.

Não ter esperança nos faz adoecer em todos os sentidos e leva por um caminho em que viver já não faz mais sentido. A dor da falta de sentido pra viver torna-se tão insuportável que a única forma de livrar-se dela é cortando o mal pela raiz, não importando quantas realizações alcançamos, quão maravilhosos sejam nosso filho, marido, trabalho, casa, nem a quantidade de bens acumulados; não importa quão jovens sejamos nem quão velhos. Desta forma, nos vêm à mente uma questão que, levando em conta as proporções que tem tomado, assusta cada vez mais: o suicídio.

Na semana passada, se não estiver enganada, li em um destes sites de relacionamento as respostas de pessoas que foram questionadas a respeito de "arrependimentos na vida" e de "uma coisa que elas gostariam de fazer mas não tinham coragem pra isso". A resposta de inúmeras mulheres trouxe-me profunda tristeza, apesar de não me surpreender. Boa parte delas respondeu sobre "arrependimentos": "de ter nascido", e sobre coisas que queriam fazer mas faltava-lhes coragem, responderam:"me matar". Olhando as fotos de perfil, jamais se poderia imaginar que pensamentos assim passassem pela mente dessas pessoas. Muitas eram jovens, lindas, algumas delas aparentavam ter um poder aquisitivo alto, contudo haviam perdido o sentido de viver; foram acometidas de tamanha tristeza e sentimento de inadequação (algumas, em razão de abusos diversos sofridos ao longo da vida) que viver já não fazia mais sentido.

A falta de esperança (que pode ser lida como: sentido, propósito, sentido pra vida, significado) faz o coração adoecer de doença que, aos olhos de quem sofre, é incurável. Muitas vivem em constante solidão, mesmo estando rodeadas de pessoas. Algumas se veem às margens dos demais serem humanos, pois parece que ninguém se importa com as dores que elas estão sentindo e os dilemas com os quais estão vivendo; não há quem pare para ouvi-las com os ouvidos do coração. Sim! Coração tem ouvido! Ouvido é fácil encontrar, pode-se até pagar por eles (psicólogos, conselheiros), mas um coração que ouve tem sido artigo de luxo nesta sociedade narcisista. Percebemos isso nas ações mais simples do dia a dia. Alguém passa por vc e diz: "Bom dia. Tudo bem?". Certamente vc não fica surpreso de a pessoa já estar há 10 metros de distância qdo vc pensa em responder. Ela perguntou, mas, na verdade, não estava interessada em saber.

O Setembro Amarelo, desde seu início em 2015, vem sendo o mês de conscientização e sensibilização da população sobre a importância de se empenhar na luta contra o suicídio. A escolha da cor é bastante sugestiva: amarelo lembra o Sol, cuja importância é vital para a vida do ser humano, e tbm a alegria e vida (em plenitude) proveniente de uma vida com significado. Um dos lemas da campanha é "Falar é a melhor solução". Mas falar com quem, se raríssimos são os que realmente se dispõe a ouvir?

Certamente já vivemos momentos em que precisamos desesperadamente que alguém nos ouvisse, e não encontramos ninguém. Claro que tbm já deixamos de nos dispor a ouvir quem precisasse de nossos ouvidos do coração. Todos precisaremos ouvir e ser ouvidos. Falar (obviamente aos ouvidos certos) dos meus dilemas, sofrimento e dores é essencial ao meu bem-estar; ouvir o outro é essencial para o bem-estar dele. Assim, não soframos sozinhas nem permitamos que alguém que está ao nosso lado passe por isso. Busquemos fatores que nos façam bem e tragam alegria: observar a beleza de uma flor; caminhar com o cachorro; acalentar um filho; deitar no colo da mãe, do marido do pai; tomar um capuccino com uma amiga; tomar banho de chuva; nadar; rir sem motivo e por qualquer motivo; assar um bolo ou pão de queijo e comê-los quentinho com margarina derretendo; tomar um pote de sorvete da Häagen Dazs sozinha; beijar na boca; abraçar quem vc ama etc. Livremo-nos URGENTEMENTE de pessoas tóxicas QUE SÓ NOS FAZEM MAL E SÃO SUGADORAS E INCORRIGÍVEIS).

Obviamente que não quero ser leviana ao tratar a respeito de um assunto tão sério quanto este da dor profunda/depressão e suicídio; portanto, se vc experimenta com frequência e intensamente sentimentos de desespero, dor na alma, vazio incômodo, desânimo, sem vontade de viver, sem motivação alguma para simplesmente levantar da cama, procure ajuda profissional. E não posso deixar de mencionar que a melhor ajuda não é a autoajuda, mas a ajuda que vem do alto, de Deus:“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? ESPERA EM DEUS, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus" (Salmos 42.11). Deus é o Deus da esperança. Não há nada impossível ou difícil demais para ele. O vazio da alma, só ele pode preencher, pois tem exatamente o tamanho e a forma dele.

Boa tarde. Bom final de semana.

7 de maio de 2019

Só mais 1 horinha

Sabe aquele dia em que vc quer dormir "só mais 1 horinha", mas não pode porque há tantas demandas esperando por você, que parecem não caber em um dia de 24h?

Vc já se sentiu assim em algum momento? Como se faltasse asas para os voos que precisa alçar? Provavelmente, sim.

Geralmente não nos é possível dispor de mais "só 1 horinha" de sono, contudo, em meio ao sono que senti esta manhã, lembrei-me de que, a força e a renovação de que eu preciso pode começar em mim, mas não tem em mim sua fonte.

Fazer o que estiver ao alcance de nossas mãos para melhorar a qualidade do sono, como alimentar-se de forma saudável, beber mais água, praticar atividade física, buscar ajuda especializada para lidar com fatores de ansiedade estão a um clique, basta uma decisão firme e comprometimento prático... talvez um celular, e pronto.

No entanto, há vezes, quando se pode fazer tudo isso, sem contudo alcançar melhora efetiva, pois nosso cansaço não é só físico ou emocional, é espiritual tbm. É aí que precisaremos de "algo mais", algo "de fora", vindo do alto e não de dentro, simplesmente.

A esperança é um remédio eficiente para tratar a causa e os efeitos, e quando ela é direcionada ao objeto certo, produz resultados incríveis e duradouros. Ela sempre nos remeterá a um amanhã muito melhor; ela é o sol que aquece, o vento que refresca, a água que limpa.

A Bíblia Sagrada (mesmo para quem a considera apenas um livro de histórias) tem sido fonte de renovação, alegria, recomeço e (para os que a veem como Palavra de Deus, infalível e eficaz ) transformações de grandes proporções. Ela traz uma maravilhosa promessa (disponível para qualquer pessoa, inclusive para vc, aqui e agora, enquanto lê este texto) e, ao mesmo tempo, oferece um recurso de que vc pode lançar mão sempre que se sentir cansada demais até para conseguir descansar não só o corpo, mas a alma, o coração e o espírito: "mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40.31; Bíblia NVI).

Cansada de buscar forças e renovação sem resultados verdadeiros, que mude de dentro pra fora? Que tal fazer diferente? Que tal buscar lá "do alto" o que vc precisa?

Booooooora voar, galera!