19 de maio de 2010

Exercendo fé nos momentos difíceis: Aprendendo grandes lições com pessoas como nós - Mensagem pregada no Encontro de Mulheres da ASPIC - Maio/2010

Queridas (os),

mais uma vez, bem-vindos!

Quero compartilhar com vocês algumas considerações a respeito da fé. Na verdade, são lições de fé que podemos aprender com as personagens bíblicas. Serão 9 lições que postarei semanalmente, 1 de cada vez. Ao ler sobre essas lições, tenha em mente que as pessoas que estamos mencionando foram seres humanos comuns, como nós, mas decidiram conhecer melhor o seu Deus e aprender as lições que ele queria que elas aprendessem. Então vamos lá. Que Deus abençoe sua vida enquanto medita nestas coisas.

Penso que há algumas considerações importantes a fazermos quando falamos de fé. Partiremos dos seguintes pontos:

1) Todas as pessoas aqui creem na Bíblia como única regra de fé e prática.
2) Todas as pessoas aqui creem no Deus conforme revelado na Bíblia.
3) Vamos ler 3 textos bíblicos que nos fornecerão fundamento para pensarmos nas lições que podemos aprender com gente como nós, quando elas passaram por tempos de luta e provação. São eles:

- Rm 8:31: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
. A resposta é muita coisa se levantará contra mim(o mundo, o Diabo, a carne, o pecado, eu mesmo), mas nenhuma delas prevalecerá contra mim!!!
. O Cristianismo é baseado na cruz. Em nenhum momento Jesus prometeu “vida fácil” a seus discípulos, mas promete, e garante, sua presença maravilhosa nos piores e nos melhores momentos de nossa vida.
. É importante saber que, seja lá o que for que estamos enfrentando, por mais terrível que seja, vai passar! Aos nossos olhos pode demorar, mas Deus está vendo com interesse. NENHUMA LUTA DURA PARA SEMPRE. O NOSSO REDENTOR SE LEVANTARÁ EM NOSSO FAVOR E AGIRÁ.

- Jr 29:11: “Eu sei os planos que tenho a vosso respeito, planos de bem e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança”.
. Entre tantas coisas que Deus fez para o nosso bem-estar, ele criou dia e noite. Deus nos abençoa com a renovação de esperança e fé que vem de viver “um dia após o outro”, contando com sua graça e misericórdia. VIVER UM DIA APÓS O OUTRO, CONFIANDO EM DEUS, É O MÉTODO DIVINO PARA RENOVAR NOSSAS FORÇAS DIARIAMENTE
. Deus tem tudo sob controle, quer entreguemos ou não o controle a ele; a questão é o quanto de abertura eu dou para Deus agir a minha vida.
. Enquanto a luta não passa, tenho de me fortalecer na fé; basear-me no caráter de Deus (que é basicamente: amor, misericórdia, perdão e fidelidade).


- Vc ama a Deus? Se a sua resposta for “sim!”, então tenho algo a lhe dizer:
- Rm 8:28 afirma que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (NVI)
“Todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (ARA)
“Todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.” (NTLH)

Feito isso, quero dizer a vocês que “passar pelo vale” faz parte da vida cristã.

A questão principal não é: “Se vamos enfrentar lutas, momentos difíceis, de crise ou indecisão durante a jornada, mas, quando as enfrentaremos”. DIFICULDADES CERTAMENTE VIRÃO.

Quando as lutas chegarem, como nos comportaremos? (05a)

Aquele que decide envolver Deus em sua luta aprende lições para a vida toda.

Vamos ver algumas das lições que algumas personagens bíblicas aprenderam durante suas lutas e aprender com elas.

Lição nº1: Deus é especialista em transformar fracassos em sucesso e em realizar o impossível. (JABEZ)
Contexto: 1Cr 4:9,10: Jabez veio ao mundo em meio a muitas dores, mas orou ao Senhor e confiou nele. A luta dele era que, a começar pelo motivo de seu nome, ele não teria um futuro promissor. Mas Jabez ousou confiar em Deus e orar a ele, assim, viu sua história mudar diante de seus próprios olhos.
- Qual é a sua história? Qual foi o seu passado? Como tem sido seu presente?
- Não tenha medo da sua história.
- Entregue sua história a Deus e permita que ele a reescreva. Confie nele e ele tudo fará.