22 de junho de 2010

APERITIVO: Só ganha quem perde (Isael Belo de Azevedo)

O poeta bíblico afirma que muitos semeiam com lágrimas (Salmo 126.5 e 6)(adaptado).

Semear com lágrimas é para quem sabe que a vida é feita de lágrimas e sorrisos, de insônias e sonos, de sonhos e frustrações, de sombra e luz, de vales e montanhas, de medo e paz, de derrotas e vitórias.

- Ninguém chega ao topo da montanha, se não subir e ninguém sobe sem suar, sem se perder, sem se cansar, sem tropeçar.

- Ninguém atravessa o rio, se não nadar ou tomar um barco.

- Ninguém chega ao seu destino, se não fizer a viagem.

- Ninguém terminará de ler um livro, se não o vencer página por página.

- Ninguém construirá uma casa, se não puser tijolo após tijolo na obra.

- Ninguém formará uma biblioteca, se não colocar nela livro por livro.

- Ninguém participará da sua própria formatura (num curso) ou passará num concurso, se não faltar a festas, deixando sua rotina alegre para construir uma outra rotina sisuda dominada pelo verbo estudar.

- Ninguém colherá, se não plantar.

- Ninguém alcançará uma coisa, se não abrir mão de muitas coisas.

21 de junho de 2010

Lição 06: Não despreze as vitórias conquistadas nas pequenas batalhas. Elas podem estar preparando você para vencer as grandes guerras

Golias estava afrontando não só o povo de Israel mas também o Deus de Israel.
No local de batalha estavam dois exércitos, com homens de guerra experientes, mas nenhum deles teve coragem de sair à frente e enfrentar o gigante Golias.

Jessé mandou Davi ver em que pé andavam as coisas no local de batalha, e como estavam os seus irmãos. Chegando lá, o pequeno pastor ouve alguma coisa que lhe chamou a atenção e quis saber mais a respeito. Ele ouviu que aquele que vencesse Golias receberia uma recompensa especial. Foi então que Davi se oferece para enfrentar o gigante, mas encontra certa resistência. Saul lhe disse que ele era muito jovem e inexperiente. Davi, com firmeza, defendeu-se. O pequeno pastor disse ao rei que certo dia estava cuidando das ovelhas de seu pai, quando se aproximaram um leão e depois um urso, mas ele resolveu o problema e salvou as ovelhas indefesas. Sem argumentos, Saul ofereceu-lhe sua armadura e permitiu que ele lutasse.

Davi até tentou vestir a armadura de Saul, mas não deu certo. Creio que Deus estava dizendo a ele: "Davi, você vencerá Golias com a minha força, não com recursos humanos.

O pequeno e indefeso pastor de ovelhas venceu o experiente Golias não com algumas pedrinhas e uma funda, mas com o poder e a capacitação que o Senhor dos Exércitos lhe deu. Ao olhar para Golias, Davi não viu um gigante, e sim uma oportunidade de tornar o nome do Senhor dos Exércitos grande e reconhecido.

Se você enfrentou lutas, aquelas que se parecem com o urso e leão derrotados por Davi, nem as despreze. Tire proveito dessas batalhas menores e deixe Deus moldar sua vida e prepará-lo para o "dia da adversidade". Exercite seus músculos espirituais. Assim, quando uma nova luta surgir, você poderá dizer a ela: “Muito prazer. Você me dará a oportunidade de experimentar um pouco mais do poder e da fidelidade do meu Deus. Vamos lá! Já venci outras lutas e vencerei essa também."

Em tempos difíceis, Jeremias tomou a atitude de refrescar a própria memória; ele disse: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.

Lembre-se das vitórias passadas e siga confiante, sabendo que o mesmo Deus que esteve com você no passado, estará agora também, ajudando você a vencer cada novo desafio de fé. Confie no Senhor e não tema a adversidade. Deus é o mesmo! Ele não muda! Deus sempre será fiel.

Grande abraço, e até a semana que vem.