7 de junho de 2010

Lição 04: O homem pode ser bom em “dar um jeitinho”, mas só Deus tem o poder para realizar milagres!

Abraão e Sara nos ensinam esta lição de forma muito clara.

A Bíblia relata que esse casal não podia ter filhos. Problemas de infertilidade e a idade já avançada eram os grandes vilões da história de vida dessas personagens. Ainda assim, Deus aparece a Abraão e lhe promete um filho, que seria seu herdeiro e daria continuidade à sua descendência.

Como é bom quando recebemos uma promessa de Deus, uma palavra vinda do nosso Senhor numa situação em que parece não haver mais esperança. Uma palavra do Senhor tem o poder de aquecer nosso coração, consolar-nos e encher-nos de esperança; aliás, o nosso Deus é conhecido como o "Deus das consolações".

Abraão e Sara seguiram seu caminho sob a orientação de Deus, aguardando o cumprimento da promessa. Mas o tempo passou, a idade chegou e nada de filho.
Você já ficou frustrado com Deus pela demora dele em cumprir uma promessa que lhe fez? Eu já! rsrsrs Humanos!!! Como temos que aprender a esperar no Senhor!

Deus nunca esquece das promessas que faz a nosso respeito. Para nós, o tempo pode ser aliado ou inimigo feroz, mas para Deus é só um detalhe; um pinguinho minúsculo na linha do tempo dos grandes propósitos eternos do Deus eterno.

Creio que Abraão e Sara também lutaram com sentimentos de desesperança, frustração e solidão. Eles acharam que Deus poderia ter-se esquecido de sua palavra, e, para "não incomodar" Deus com esse assunto novamente, eles preferiram dar um jeitinho.
Sara ofereceu a seu marido a sua serva para que dela, Abraão tivesse o filho tão esperado. Esse jeitinho humano de fazer as coisas causou grande transtorno, tristeza e sofrimento, principalmente para Sara.

Quanta coisa é malfeita ou feita de forma desonesta quando as pessoas resolvem lançar mão do "jeitinho brasileiro" de fazer as coisas.

Deus não precisa do nosso "jeitinho brasileiro" (americano, israelense, italiano, japonês ou coreano) de fazer as coisas. Ele faz tudo muito bem e ao seu tempo, usando simplesmente o jeito divino de fazer as coisas. Mesmo que pareça tarde demais, Deus sempre chega no tempo certo e a tempo de glorificar o nome dele e edificar a fé de seu povo. Deus não precisa de nosso “empurrãozinho” p/ agir. Ele tem o tempo e o modo certos de agir, e quem é sábio entende isso.

Deus NUNCA deve ser o último recurso, e sim o primeiro.
Se enfrentamos lutas na área da saúde, devo procurar um médico, mas, antes de sair de casa, devo colocar a situação nas mãos de Deus. Se o problema for o desemprego, não bastará ter um "cartucho quente" numa multinacional; preciso pedir ao Senhor que abra uma oportunidade excelente de emprego, onde, de alguma forma, eu possa glorificar o nome dele. Se o problema é dificuldades com um filho ou marido, não adiantará somente procurar psicólogos, ler livros de autoajuda ou procurar um conselheiro familiar; precisamos entender que o mesmo Deus que criou o esposo e o filho, tem a forma certa de lidar com eles.
Em qualquer situação, temos de buscar a Deus em primeiro lugar. Isso é de importância vital para nós.

Esperar com paciência no Senhor nos protege de nós mesmos e nos livra de apuros. Precisamos aprender essa lição! E quanto antes a aprendermos, melhor para nós.
Agora, se, enquanto a promessa não se cumpre, formos assaltados pela dúvida, devemos olhar para as estrelas. Olhar para as estrelas nos lembra os milagres que Deus já realizou em nossa vida, os livramentos que ele nos deu; e nos faz olhar para os planos que ele tem para nós no futuro, para os propósitos que ele tinha em mente ao nos criar: “Abençoar todas as famílias da terra”

Será que temos cumprido nosso papel de abençoadores? Será que estamos firmes, esperando o tempo de Deus para o cumprimento das promessas que ele nos fez? Ou será que estamos perdendo tempo, planejando um "jeitinho brasileiro" de fazer as coisas andarem mais rapidamente?

Independentemente de há quanto tempo você está esperando pelo cumprimento da promessa que Deus lhe fez, não se desespere, não desanime, não tente dar um jeitinho. "Espera no Senhor e confia nele"(Salmos 37:3 a 7).Aquele que crê no Senhor não será envergonhado. Fique firme. Confie no Senhor.

Grande abraço e até a semana que vem.