2 de julho de 2010

Lição 07: O meu Redentor está vivo. Ele vê minhas lutas e se interessa por mim.

Todos conhecemos a história de Jó, um homem rico e bem-sucedido que perdeu tudo o que possuía de uma hora para a outra. Uma desgraça terrível caiu sobre a cabeça do justo e íntegro Jó. Sem motivo algum aparente, a vida desse coitado virou de cabeça para baixo num piscar d'olhos.

Apesar da enorme desgraça pela qual Jó passava, ele percebeu que Deus não estava assistindo à sua queda de camarote. Ele era humano como nós, e, por isso, falou a respeito de sua situação e até ensaiou uma defesa a seu favor, mas não pecou contra o seu Deus porque sabia que Deus estava vendo a situação e se interessava sinceramente por ele.

Jó não ficou se lamentando por estar sofrendo injustamente, nem tentou culpar alguém por sua desgraça. Sua fé perseverante o levou a experimentar a generosidade divina. Passada a tempestade, ele recebeu em dobro tudo o que havia perdido.

A determinação de Jó em permanecer firme em Deus, apesar da aparente injustiça que lhe havia alcançado, deu a ele a oportunidade de receber cura no corpo, na mente e no espírito.

Dizem que perder um filho é uma das maiores dores. Jó, porém, não ficou traumatizado com as perdas que sofreu. Ele abriu-se para receber a cura de Deus e para recomeçar em parceria com Deus. Ele se abriu e recomeçou sua vida: manteve seu casamento, teve outros filhos e filhas, voltou ao trabalho e tocou a vida para frente.

Agora Jó não era mais o mesmo homem. Ele já não era simplesmente (o que não o diminui)o assunto principal da conversa entre Deus e o diabo. Jó estava muito mais forte na fé, muito mais convicto de que Deus o amava e se interessava sinceramente por tudo o que lhe dizia respeito. Ele era um herói da fé.

Ele sabia que, quando Deus se manifesta algo muito terrível ou muito maravilhoso acontece. Ele havia experimentado ambos na própria pele, por isso pôde dizer: "Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem". Ou seja, antes eu falava do testemunho dos meus contemporâneos na fé, mas agora tenho meu próprio testemunho; sou testemunha viva do poder e da soberania divinos.

Jó sabia, bem antes de estar registrado no Novo Testamento, que Deus não nos dá prova maior do que podemos suportar,. Mesmo tento passado por uma desgraça tão terrível, ele sabia que o mesmo Deus que envia a provação e permite a tentação envia também o socorro e se faz "socorro bem presente na angústia" para todos os que persistem em confiar nele em meio à dor, provação, luta e angústia.

Que o Deus fiel, que sempre nos vê, possa nos capacitar a viver com ele a cada dia, independentemente das circunstância.