14 de junho de 2010

Lição 05: Precisamos de Deus muito mais do que de bênçãos, milagres e de respostas às nossas orações

Esta é uma lição que realmente precisamos aprender.

Habacuque começa seu livro com uma série de perguntas: "Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão?" (Habacuque 1:2-3).

Habacuque viu a violência de Jerusalém e a injustiça de seus líderes, e não entendeu a tolerância do Senhor. Nós, que moramos nas grandes metrópoles, poderíamos fazer a mesma pergunta, "Por que o perverso cerca o justo e a justiça é torcida?" (1:4). O profeta pediu justiça. Ele queria livramento divino para proteger os inocentes e castigar os malfeitores.

Em tempos em que as teleigrejas apresentam um evangelho do tipo fastfood e self service, precisamos entender que podemos viver sem as bênçãos, sem os milagres, sem as manifestações e livramentos de Deus, mas de forma alguma podemos viver sem Deus. Milagres são maravilhosas dádivas que Deus nos dá por causa da sua grande misericórdia para conosco, mas precisamos entender que o milagre não é um fim em si mesmo.

Israel viu tantos sinais miraculosos, e ainda assim viveu uma vida de altos e baixos. O que transforma a vida de uma pessoa é ter um encontro com Deus. O que determina o tipo de cristão que eu vou ser é quanto tenho de Deus vivendo em mim e não a quantidade de milagres que vivi ou de respostas às minhas orações. Preciso entender que, mesmo quando Deus parece não responder, ele continua sendo Deus; ele continua trabalhando para o meu bem e para que o nome dele seja glorificado.

Habacuque reconheceu que poderia lhe faltar o mínimo para as necessidades mais básicas, mas ele continuaria firme, confiando no seu Deus que nunca havia lhe faltado. Veja as palavras dele em Hc 3:17-18:
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.

Enquanto a resposta às perguntas de Habacuque não vinha, ele permaneceria confiando no Deus soberano e fiel, no Deus que tem todas as coisas sob seu controle e que não deve explicações a ninguém. Habacuque entendeu que Deus é soberano, mas que, em seu amor, compartilha suas decisões com os filhos dos homens, permitindo-lhes serem parte do milagre e deixando que tomem parte na ação poderosa dele.

Permitamos que o Senhor trabalhe em nós e nos ensine a cada dia que ele é o nosso maior tesouro. Viver milagres e receber as bênçãos do Senhor é maravilhoso. Mas não podemos nos esquecer de que a coisa mais preciosa é ter o Senhor e sermos dele.

Que o Senhor nos ajude nisso. Até a semana que vem.