9 de agosto de 2010

Alegre-se no Senhor!

Amados, nesta semana, e na próxima, falaremos um pouco sobre alegria. O desejo do meu coração é que o Espírito Santo nos encha da alegria do Senhor e que, por meio dela, possamos inspirar pessoas a conhecerem Jesus. Que o Senhor nos ajude.

Nosso texto será o Salmos 126, especialmente o versículo 3: "Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.

Para entendermos o porquê da alegria demonstrada no Salmo 126, precisamos recorrer ao contexto do Salmo 137.

Na verdade, o Salmo 126 foi concebido ante a lembrança do Cativeiro Babilônico, ocasião em que o templo foi destruído. Este cântico foi escrito pelos primeiros a retornarem à Jerusalém.

Pecado = exílio/cativeiro = tristeza, isolamento, choro, perda de identidade, etc.
Cativeiro, remete à privação parcial ou total de liberdade; perda de identidade; lembrança e saudades do que já não é; da vida em família, da casa, da alegria; lembra maus tratos, racionamento de comida, espaço reduzido.

Diante desta realidade, Salmos 137.1 diz que “Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos,lembrando-nos de Sião”.

Arrependimento+pedido de perdão = receber o perdão divino
Restauração = resultado do arrependimento = retorno à sua terra, seu lugar, recuperar identidade = alegria
-A alegria da oportunidade de recomeçar: recuperar a identidade, voltar para casa
-A alegria de reconstruir o templo e renovar seu relacionamento com Deus.

Alegria tem mais a ver com contentamento e coração grato que com circunstâncias e posses. Mesmo com esta nova possibilidade de recomeço, o povo poderia continuar se lamentando, reclamando, e deixar de celebrar as “grandes coisas” que o Senhor fizera em favor deles.

O Neguebe
Mas o que o Neguebe tem a ver com tudo isso?
O Neguebe não é um rio, e sim a denominação de uma região desértica que fica no Sul da Palestina. Este lugar é amplamente árido e seco.
Na Palestina as chuvas caem no período que vai de outubro a abril, sendo que na segunda fase da estação caem as chuvas torrenciais ou chuvas serôdias. Com estas chuvas caindo na Palestina as águas gradativamente vinham escorrendo pelos montes até atingirem o deserto do Neguebe que ficava na região mais baixa. As águas abundantes formavam vários riachos que regavam o deserto e em poucos dias o lugar que antes era tão sombrio, solitário e sem vida ganhava outro aparência. Os campos tornavam-se lindos, úmidos e floridos, cobertos pelo verde da vegetação que ali crescia. A vida do lugar era restaurada. Os animais retornavam e a paisagem do ambiente tornava-se linda.

Há muitos cristãos vivendo em cativeiro; no cativeiro da tristeza. Roubados da alegria de pertencer a Deus e servi-lo, vivem mergulhados na tristeza e no pranto, sem contentamento, em um lugar para o qual foram levadas pelas circunstâncias mais diversas (pecado, desobediência, imprudência, carnalidade, decisões não-ponderadas etc.).

Talvez você esteja seco como a região do Neguebe na época da seca. Mas Deus quer fazer que sua vida seja como a região do Neguebe na estação das chuvas. Ele quer que você transborde de alegria como as correntes do Neguebe quando as chuvas caem nas terras áridas do sul da Palestina.

Eu não sei qual é o cativeiro pelo qual você está passando, mas eu sei que Deus pode e quer tornar seu “lamento em festa” pela obediência. Deus quer trazê-lo de volta ao lugar da sua presença, onde há abundância de alegria.

Mas, o que é alegria?
Alegria: estado de viva satisfação, de vivo contentamento; regozijo, júbilo, prazer (Houaiss).

Por que devo me alegrar?
- É mandamento: “O NT nos ordena mais de 70 vezes que nos alegremos! Cristãos sem alegria perderam a visão das boas-novas do evangelho: fomos criados por Deus, ele nos ama e redime de nossos pecados e preparou-nos um lugar de glória inimaginável para passarmos a eternidade”. Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos (Fp. 4:4)
-Alegria é fruto do Espírito: enriquece o nosso espírito. “A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus...”
- Sou salva e livre em Jesus: Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8:1)
- Deus me conhece melhor do que ninguém e me aceita como estou, embora seu objetivo seja conduzir-me à perfeição em Cristo: (Sl 139). Ele me ama incondicionalmente.
- Posso viver em família; tenho um lar que me acolhe (não vivo em asilos, albergues nem na rua)
- Tenho amigos e irmãos na fé: Nada melhor que um ombro amigo e um par de ouvidos para aquecer nosso coração e nos animar
A alegria deveria ser a marca dos cristãos, uma forma de identificá-los com o Cristo a quem dizem servir.
Francisco de Assis: foi repreendido pela igreja por serem muito alegres em sua adoração a Deus
A primeira geração de metodistas recebia críticas constantes por ser “entusiasmadas de mais”.
Os primeiros líderes do Exército de Salvação tinham tanta alegria que mal podiam conter-se

- É bom para a saúde e contra a depressão: O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos (Pv. 17:22) / No seu pescoço reside a força(cabeça erguida; o triste anda cabisbaixo); diante dele até a tristeza salta de prazer.(Jó 41:22)
- A pessoa alegre sorri.
De acordo com uma opinião médica:
Por meio do riso, o ser humano revela sua disposição em se aproximar.
Já se sabe, por exemplo, que o riso promove a diminuição da tensão muscular. O riso e o humor diminuem o estresse e a ansiedade, reforça a imunidade e diminui a dor.
Entre seus benefícios, a psicobióloga enumera que o riso inicia uma cadeia de reações fisiológicas, afeta o sistema cardiovascular e aumenta a freqüência cardíaca e a pressão. As artérias se dilatam, levando a uma queda de pressão que supera o aumento anterior ,efeito benéfico aos hipertensos. Cientistas estudam que a manifestação também pode liberar endorfinas, conhecidas por reduzir a sensibilidade à dor e promover o bem-estar.

Deus criou muitas coisas maravilhosas para o nosso bem. Por outro lado, Satanás sempre usa de artifícios diversos para nos impedir de viver o todas as coisas boas que Deus criou. Vejamos algumas dessas coisas, que nos atrapalham de viver plenamente a alegria de ser salvas, escolhidas por Deus, especiais para ele..

Os sabotadores mortais da alegria:
Como cristãos em Jesus, há "lugares" nos quais definitivamente não deveríamos, sob nenhuma circunstância, nem mesmo pensar em estacionar:

- Nas derrotas da vida:
Para onde a vida a levou? Não pare ali! Siga em frente.

- Na raiva:
O acúmulo de hostilidade, no fim, acaba voltando para você.
É por esse motivo que o mundo está tão cheio de violência.

- Na fuga:
-Quando desistimos de nos divertir juntos, nossa família, igreja etc começam a se desfazer. Casamentos e diversas instituições tem sido desfeitos pela falta de alegria.
-Não há nada de bom em desistir. Não desista, continue em frente, sabendo que Deus é Emanuel (Deus conosco) e que o espírito Santo é o ajudador, o que se coloca ao lado, dá suporte e sustentação.
-Deus não tem prazer naquele que retrocede.

- No desânimo:
O otimismo realmente promove a saúde física, bem como a cura emocional.
Elias achou que estava só, mas Deus nunca nos deixa só, especialmente, nos momentos difíceis. Pode haver muitos profetas de Baal à nossa volta, mas Deus encontra os fiéis da terra para juntar-se conosco na luta e para comemorar conosco as vitórias.
Cerque-se de pessoas que o coloquem para cima, pessoas alegres.
Há crentes que são um verdadeiro “mau agouro”

- Na preocupação:
Pense no que é correto, verdadeiro e amável (Fp 4:8)
Lance sobre Deus toda a ansiedade, pois ele tem cuidado de nós (1Pd 5:7):“Parei de tentar impor a minha vontade há muitos anos. Comecei a ouvir Deus e a deixar que ele faça sai vontade em tudo. Se todas as pessoas fizessem isso, encontrariam as respostas em vez de passarem a vida abatidas pelos problemas que elas criaram.”(Elton Trueblood, A bênção de ter filhos))
Deus sempre manda o escape junto com a provação.

- Na culpa e no medo:
Se você teve um encontro com Jesus e resolveu sua vida com ele: o passado está resolvido, o presente está bem administrado e o futuro está garantido.
Não carregue sacos cheios com uma bagagem desnecessária à sua viagem para o céu.
A culpa pode servir como lava-rápido, nunca como estacionamento. Ela é positiva quando nos leva a não ficar olhando para nossas falhas, mas a olhar para Deus, a depender dele e a experimentar sua capacitação, amor e perdão.
Deixe o passado para trás. Comece de novo. Aprenda tudo o que puder com os seus erros e, com a ajuda de Deus, faça uma reviravolta em sua vida. “Pq ele vive, posso crer no amanhã...”

- No pecado:
Pecado deve ser confessado e abandonado. O perdão é certo (1Jo 1.9: “Se confessarmos...)

Que o Senhor vá trabalhando em nosso coração e firmando sua Palavra em nós.

Na próxima semana, veremos como lidar com o sabotadores da alegria e vencê-los, e, também, como obter e manter a alegria independentemente das circunstâncias.

Até lá.