24 de agosto de 2018

Vida às avessas. Que coisa de louco!

O ser humano troca tudo. Veja só:

1) Deus é o Pai perfeito, o modelo perfeito do que é ser pai. Aí, nós colocamos o nosso pai biológico (que é humano, falho e tem limitações) como referencial de quem Deus é. Muitos não tiveram experiências positivas com seu pai biológico e, por isso, têm dificuldades hercúleas de se relacionar com Deus como Pai. Para muitos, fazer a Oração do Pai-nosso é muito difícil, pois ela já inicia dizendo: “Pai nosso”.

2) Deus é o referencial perfeito de governo. Ele é justo, incorruptível, visa acima de tudo o nosso bem e promovendo ambiente propício para realizarmos sonhos, crescermos, empreendermos, sermos tudo o que ele mesmo tinha em mente ao nos criar. Aí, nós, desviamos nossa confiança e esperança dele e a depositamos nos governantes deste mundo! Ó! Que coisa mais maluca de se fazer. Ainda que eles fossem honestos, justos, pensassem no bem da população e trabalhassem para prover saúde, segurança, educação e bem-estar para a nação, seriam indignos de tamanha honra pelo simples fato de serem humanos (sinônimo de falibilidade).

3) Deus é a fonte e o referencial de felicidade. Só Deus é exatamente do tamanho e formato do vazio que há em cada coração humano, portanto só ele pode preenchê-lo. Sempre que colocarmos em qualquer pessoa ou coisa como fonte e mantenedora da nossa felicidade estaremos entrando numa roubada. Pai, mãe, filhos, família, namorado(a), cônjuge, emprego e a profissão dos sonhos, conta bancária, estado de saúde etc. nunca puderam, não podem e jamais poderão preencher nossa necessidade e desejo de ser feliz.
Dinheiro é bom, mas não traz felicidade (nem manda comprar, viu! kkkkk). Ter amigos é maravilhoso, mas não é isso que nos dará aquele senso de valor e propósito que tanto desejamos. Ter formação acadêmica e estar na profissão e emprego dos sonhos não nos dará satisfação nem suprirá nossos anseios mais profundos. Casar-se, ter filhos, morar na casa dos sonhos, viajar pelo mundo... tudo isso é incrível! Constituir família é uma bênção, ter filhos é algo indescritível (pessoas gastam alguns milhares de reais em processos de fertilização e muitas mulheres entram em depressão e casamentos são destruídos pela impossibilidade de gerar um filho). Essas coisas, porém, não são substitutos à altura de nossa real necessidade.


4) Jesus já fez tudo que era necessário para nos conectar com Deus. O cristianismo é a única “religião” em que a divindade é que toma iniciativa e vem encontrar-se com o humano, trazendo a nas mãos a oportunidade de ouro de ter um relacionamento pessoal com Deus. Alguns pensam que havia algo de bom em si mesmos que atraiu o amor e a bondade de Deus para si. Outros acham que para serem aceitos por Deus precisam realizar boas ações. Há ainda quem pensa que têm de cumprir os Mandamentos para alcançarem o favor de Deus. Isso é loucura! Somos alvos do amor de Deus porque ele é amor. Não havia nada em nós que pudesse atrai-lo para fazer nos fazer algum bem. Boas ações são esperadas de todos aqueles que entendem quanto bem Deus lhes fez por intermédio do sacrifício de Jesus. Elas não devem ser feitas PARA alcançar o favor de Deus. Não é assim que as coisas funcionam. As boas obras devem acompanhar a fé que professamos em Jesus e ponto. Obedeço a Deus por amá-lo e por confiar que ele tem SEMPRE o melhor pra mim, não para merecer a salvação e todo bem que ele tem para mim. Como bem disse Johnny Enlow: “A sabedoria valida o esforço somente em um contexto onde Deus é reconhecido.”.

5) Deus é o único digno de ser chamado assim. Em geral, a maioria das pessoas dizem crer em Deus, mas se apertarmos bem, constataremos que, ainda que inconscientemente, muita gente coloca no lugar dele outras coisas e pessoas, considerando-os seus deuses. Há tantos que colocam a vida presente e a eterna nas mãos de algo que eles mesmos criaram e podem manipular. Isso é insano. Completamente insano.

6) Deus é nosso ponto de equilíbrio. Fomos criados para viver em parceria com Deus, na presença dele para desfrutá-lo. Há, porém, quem vive como se tudo dependesse de sua própria força, inteligência e capacidade de ser resiliente ou manipular pessoas e situações. Alguns pensam que sabem tudo e são plenamente capazes de assimilar a vida (com seus momentos bons e ruins) sozinhos e resolver os “BO's” da própria existência sem ajuda do alto, pois pensamos que Deus deve estar muito ocupado para incomodá-lo com seus problemas.
Viver não é tão simples quanto parece, pois não nascemos para crescer, estudar, trabalhar... Viver pode ser um desafio tão grande que muitos não dão conta de administrar bem isso. Viver é algo complexo, principalmente quando não levamos em conta o Fabricante e seu manual.
Não é de se surpreender o número crescente de pessoas vazias, tristes, deprimidas, infelizes e perdidas. A impressão que dá é que vivemos num verdadeiro Walking dead, pois esbarramos em zumbis o tempo todo, isso quando não nos deparamos com um ao olhar no espelho.
Não há a mínima possibilidade de viver plenamente e em completude à parte de Deus, mas insistimos nisso todos os dias, e só recorremos a Deus para “casos de pronto socorro”, quando a coisa fica muito tenebrosa e o desespero bate à porta. Quando começamos a colher as consequências de nossas próprias escolhas erradas e decisão de viver deixando Deus à margem e não no centro de nosso coração e existência. “Não há ignorância maior do que a incapacidade de compreender quão dependentes de Deus somos.” (Elizabet Enlow, O Deus do arco-íris, Editora 4 Ventos).
Deus nos criou. Foi ele que nos deu a bênção de nascer e existir. Ele sabe qual é nossa estrutura e quais as nossas necessidades vitais. Ele nos conhece mesmo quando éramos sem forma no útero de nossa mãe. Ele sabe o que é melhor para nós. O melhor pra você e pra mim é viver para Deus. Só Jesus pode preencher o vazio e satisfazer às necessidades humanas de forma plena e duradoura. Ele está agora mesmo disponível a você. Saiba, porém, que ele é um cavalheiro: ele só entrará em sua vida se você o convidar. Que tal fazer isso agora?

7) Deus nos criou com um propósito maravilhoso. Sim! Ele fez isso e já nos equipou com todos os recursos de que necessitaríamos para cumpri-los. Contudo, temos a tendência a achar que temos tudo sob controle e que nossos planos cautelosamente arquitetados são infalíveis. Dã!!! Quem nos garante que estaremos vivos no próximo minuto? Nem sei se estarei viva (espero estar bem viva kkk) até concluir este texto ou se você estará viva até terminar a leitura dele (espero que esteja viva e bem)!!! Nossos planos são como escrituras na areia da praia, quando a água vem e eles desaparecerem. Claro que podemos, e devemos, planejar; só não podemos deixar de convidar Deus para fazer parte de tudo o que nos diz respeito. Ele se importa com as nossas coisas porque se importa conosco. Ele tem sob seu controle tudo o que nos diz respeito.

8) Deus colocou em nós o anseio pela eternidade. Há um dito popular que diz: “Viva o aqui e o agora”. Que perigo! Somos eternos. Não podemos nos limitar a viver como se recebêssemos um lote de energia e tivéssemos dispostos a torrá-la completamente antes de nosso encontro inevitável com a morte e com Deus. O que você pensa a respeito da vida definirá a maneira como você irá vive-la. Muitos pensam que tudo termina quando nosso corpo físico morre, assim, desperdiçam a vida, gastando-a até a última gota e investindo-a equivocadamente em fundamentos que são tão firmes quanto a areia da praia; pensam só no aqui e no agora. Essa vida é um treino para a eternidade, mas também definirá como viveremos a eternidade. A Bíblia afirma com segurança que não haverá outra oportunidade, outras vidas ou sucessivas reencarnações. A vida presente é um investimento cujos benefícios começaremos a colher assim que a morte nos beijar a face. E então?

22 de agosto de 2018

Em que devo apostar a minha vida?

Em tempos de campanha política não deveria nos surpreender a tamanha cara de pau de nossos políticos ao fazer promessas que, mesmo não sendo expert em política, economia e relações governamentais, sabemos não serão cumpridas. Especialmente nesta época, somos bombardeados com “meias-verdades” e mentiras descaradas de candidatos que desejam o poder a qualquer custo.

A mentira causa danos, muitas vezes irreparáveis, a pessoas, famílias, instituições e até a uma nação inteira.

A pior de todas as mentiras e a mais prejudicial de todas é aquela que se refere a coisas espirituais, que envolvem a eternidade.

Uma das piores mentiras é: Deus não se importa comigo. Costumo dizer que Deus não precisaria ter criado um mundo com tantas belezas naturais. Contudo, ele criou um mundo lindo, repleto de cores, aromas, texturas, formas; um mundo de tamanha exuberância que até hoje encanta nosso olhar. Quem já não ficou admirado diante da imagem de uma criatura marinha (grande, minúscula, colorida, exótica) ou de uma planta? Quem não fica encantado com um bebê? Quem não se encanta ao olhar o mar ou para o céu (especialmente numa noite estrelada ou em um dia de sol)? Esse fator, por si só já demonstra quanto Deus nos ama e como ele se importa conosco e com tudo o que nos diz respeito.

Talvez as circunstâncias da sua vida gritem aos seus ouvidos que Deus não está nem ligando para você e o que lhe acontece. Isso é MENTIRA!!! Deus ama você e se importa com tudo o que lhe diz respeito.

Vivemos em um mundo que “jaz no Maligno”. Infelizmente o sistema deste mundo está sob influência direta do mal. Mas há um lugar de refúgio, amor e aceitação em Deus disponível a todo aquele que quiser. Quem você é não é definido pelas tragédias da sua vida nem pelas lutas que enfrenta, mas pelo valor que Deus lhe atribui. Você tem um valor tão grande para Deus que ele enviou seu único filho para que você tivesse amizade com ele aqui e agora, no futuro e na eternidade.

A maior mentira é: Deus não me ama nem se importa comigo.

A maior e mais transformadora verdade é: Deus me ama tanto que deu seu filho para me reconciliar com ele. Deus me ama tanto que não desistiu de mim. Deus me ama tanto que me dá a oportunidade de me aproximar dele por meio de Cristo Jesus.

A mentira aprisiona, engana, destrói, afasta de Deus aqui e na eternidade, condena para sempre.

A verdade: Essa liberta, transforma, redime, reconcilia com Deus e com o próximo, salva.

A Bíblia diz: "Conhecereis a verdade, e a verdade os libertará"

Todos os dias temos muitas escolhas a fazer, mas a mais importante é a que se refere ao seu destino eterno. Em que você vai acreditar e apostar sua vida: na mentira ou na verdade?

Bom dia.