22 de agosto de 2009

A fórmula de Deus para manter nosso coração aquecido.

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar,
buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos,
dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2Cr 7.14; NVI)


O que é ter o coração aquecido e que diferença isso faz em minha vida?
Quais os sintomas de se estar com um coração frio ou esfriando?

A natureza do fogo é consumir e é natural também que ele se alastre.
Deus não deseja que apenas nós sejamos aquecidos por sua presença, mas que esse fogo se alastre para outras pessoas.
Adoração sem testemunho é aborto espiritual. Testemunho sem adoração é suicídio religioso. Há uma conexão entre adoração e testemunho. O objetivo do testemunho é produzir adoradores de Deus. E ao mesmo tempo, o testemunho produz motivação para adorar.

A palavra Se é a maior palavra de duas letras em português. O destino de pessoas, famílias e nações depende dessa palavrinha. Nossa vida e crescimento espiritual também dependem dela.
Esse verso reproduz a Palavra de Deus a Salomão após a cerimônia de dedicação do templo. O templo simbolizava compromisso de adoração a Deus e parceria com ele.
Se sugere responsabilidade da parte de quem ouve. Deus estava dizendo a Salomão: “Você é o homem responsável por levar minha chama ao mundo”. E para a nação de Israel ele estava dizendo: “Vocês são o povo. A responsabilidade de proclamar meu perdão e cura é de vocês”.

Mas o que isso tem a ver com meu coração? O texto de Crônicas responde à essa pergunta apresentando a fórmula de Deus para manter nosso coração aquecido e nossa fé vibrante.
Quantas vezes sentimos nosso coração desaquecer, deixar de arder por Deus e seu reino?

Esse é um texto de alerta, pois o povo estava em plena festa: Agora tudo estava bem, mas se o povo se distanciasse do propósito de Deus, se decidisse desviar-se dos caminhos do Senhor, se saíssem da casa do Pai, Deus lhes daria o caminho de volta a ele.

1. Humilhar: indica a direção do nosso coração — Deus
- humilhar é reconhecer quem eu sou e diante de quem estou
- Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde
- o orgulho diz que “eu” consigo, faço e aconteço, mas a humilhação diz “sou dependente”
- O orgulho precede à ruína
- sem mim, nada podeis fazer

2. Orar: indica a direção de nossas palavras — Deus
- indica dependência
- é uma atitude aparentemente de fraqueza pq orar é reconhecer que “não su capaz de resolver isso se Deus não intervir”

3. Buscar a minha face: indica a direção de nossa ambição — Deus
- indica que Deus deve ser minha grande e maior ambição e prioridade
- estabelecer Deus como prioridade me ajudará a colocar em ordem todas as outras coisas importantes
- me ensina que Deus é mais importante que as bênçãos que ele pode me dar (bênção é consequência de obediência), embora ele se alegre em nos presentear;

4. Se afastar dos seus maus caminhos: indica a direção de nossos passos — Deus


Essas posturas abrem o caminho para a ação divina. Daí, então, ele pode:

1. Ouvir do céu: Deus tem prazer em ouvir nossa voz em oração. Um coração quebrantado e contrito, Deus não desprezará. Deus se “derrete” diante do coração humilde.

2. Perdoar nosso pecado: Se confessarmos o nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça

3. Curar(ei) a sua terra: Quantas vezes a terra do nosso coração está doente. A terra, quando não está saudável, recebe a semente, mas não produz frutos. Assim somos nós, quando a terra do nosso coração está doente: a Palavra de Deus vem a nós, mas não brota, não cresce e muito menos, cria raízes profundas e dá fruto para alimentar outros.

Assim, podemos dizer que um coração aquecido é aquele que permanece na presença de Deus, celebrando as vitórias ou clamando por misericórdia; adorando ou oferecendo sacrifício de louvor; rindo ou chorando... Estar no lugar onde a o amor de Deus possa nos alcançar é a maneira de aquecer e manter aquecido o coração humano.

O mesmo fogo que endurece o barro amolece a cera. Que nosso coração seja amolecido pelo Espírito Santo e seja um barro maleável nas mãos do Oleiro. Que seja tbm como a cera que se derrete, se quebranta, se sensibiliza com aquilo que toca e move o coração de Deus.

Nenhum comentário: