25 de agosto de 2009

Compromisso com Deus: Uma pérola a ser resgatada pelos filhos de Deus

O que é compromisso?

- obrigação mais ou menos solene assumida por uma ou mais pessoas
- comprometimento: comprometer-se; dar em penhor moral; empenhar; obrigar-se por compromisso; expor-se a risco/embaraço ou prejuízo; tomar parte ou envolver- se em; ter aliança

Comprometer-se: envolve nossa dar nossa palavra como garantia de que “Faremos conforme dissemos”; “Manteremos o trato feito até o fim”.

Compromisso é coisa séria! Envolve toda a nossa vida. O não cumprimento do acordo tem duras consequências. Experimente, por exemplo, comprar e não pagar.

Manter firme um compromisso assumido requer esforço, determinação, assumir riscos etc.
Quando falamos em compromisso com Deus, estamos abordando uma questão de vida e morte (salvação) e de vida medíocre e vida abundante (santificação, estar sob o senhorio de Jesus).


Compromisso envolve conhecer bem:

-O tipo de compromisso que estou assumindo: É algo que vale a pena? Sobre quais pilares estão alicerçadas as cláusulas desse compromisso? Quais as condições impostas?

- Minha identidade e o objetivo da minha vida: Quem sou eu? Para que fui criado? Qual o verdadeiro propósito da minha vida? Qual a minha resposta a esse propósito eterno?

- Com quem estou me comprometendo?: Quem é e que tipo de caráter tem meu “parceiro” de compromisso? Ele realmente sabe o que está fazendo e aonde quer chegar? Como ter certeza de que não estarei em apuros quando a “coisa apertar”? Posso confiar nele sem pestanejar?

Quando sei que a pessoa com quem estou me comprometendo é digna de toda confiança, posso mergulhar fundo nessa aliança.

Essas questões são sérias e devem ser levadas em consideração, antes de assumirmos qualquer compromisso.



Noé era um homem que conhecia a Deus. Sabia a qualidade do caráter de seu Senhor. Vejamos como essa importante personagem bíblica da era pré e pós-diluviana demonstrou seu compromisso com Deus.

1. Noé andava na contra-mão (v. 1-7,11-13, 9)
Ser alguém comprometido com Deus requer não dar ouvidos às muitas vozes que nos rodeiam.
Jó, após ouvir as acusações de seus amigos, declarou “Eu sei em quem tenho crido”. Em outras palavras, ele disse saber com quem estava comprometido.
Essa foi tbm a postura assumida por Noé: “Vcs podem viver conforme seus próprios desígnios e planos; podem decidir viver compromissados com vcs mesmos, mas eu decidi viver compromissado com Deus, independentemente das circunstâncias”.

2. Ele obedeceu incondicionalmente (6.22; 7.5)
Noé não obedeceu pela metade. Ao contrário, ele não só obedeceu, como fez tudo EXATAMENTE como o Senhor lhe ordenara.
Quantas vezes tentamos aplicar o famoso e maligno “jeitinho brasileiro” às coisas de Deus.
Desista! Isso não funciona no reino de Deus.
Deus prefere obediência a serviços religiosos.
O compromisso com Deus difere de todos os demais porque envolve nossa eternidade.
Compromisso com Deus tem de ser pra valer.
Não há lugar para corações divididos.
Tem de ser “sim” ou “não”.
Não vale comprometer-se pela metade. Não há como barganhar com Deus.

“Deus aceita os cacos de uma vida totalmente entregue a ele, mas rejeita uma vida inteira que se entregue a ele pela metade.”

Não dá para entregar uma parte e omitir a outra.


3. Não temeu o ridículo e as pressões de seus contemporâneos (14-17; 7.1-4)
Imaginem a situação: a terra não conhecera a chuva até então. De repente, aparece um velho maluco dizendo que Deus destruiria a terra pelas águas da chuva, num grande Dilúvio.
Ora, qualquer que estiver comprometido consigo mesmo não conseguirá entender os desígnios de Deus.
Imaginem as piadas contadas entre os homens daquela época. Todas, é claro, tinham como protagonista, o velho Noé. Dia após dia, enquanto obedecia a Deus (construir a arca era o de menos, a questão maior era o compromisso, a obediência), esse patriarca era objeto de chacotas.
Sua família tbm sofria pressões e isso magoava o coração de Noé.
Mas ele não gastava suas energias dando atenção e tentando responder às provocações de seus contemporâneos. Ele simplesmente permanecia firme em seu compromisso com Deus.
Noé estava certo de que Deus sabia o que estava fazendo e tinha tudo sob controle.
Comprometer-se com Deus faz-nos morrer para nós mesmos, faz-nos desistir de ganhar argumentos pq há algo maior em jogo: maior que minhas preferências, que minha vontade, que meu estilo, que meu jeito, que minha personalidade.
Ao comprometer-me com Deus devo ter em mente que ele é quem dita as regras e estabelece as cláusulas desse contrato.
Deus foi Senhor da situação que Noé enfrentou e ele é Senhor também de nossa vida, de nossa família e de nossa igreja. Não queira fazer as coisas do seu jeito pq vc literalmente dará com os burros n’água. Desista de tentar controlar ou manipular Deus, e entregue o controle de sua vida, família, cidade, igreja e tudo o mais a Deus, e siga as orientações que ELE (e não suas ideias brilhantes, inteligência, perspicácia, preparo acadêmico) lhe der

4. Fez a diferença em sua geração. Ele correu o risco que seu compromisso com Deus requeria (7.5,7).
Depois de terminada a construção da arca, demorou mais 7 dias até que a chuva começasse a cair. Como humano que era, provavelmente Noé tenha sido assaltado pela dúvida: “Será que entendi corretamente o que Deus me disse?” “Será que era mesmo para construir esse barco?” “Onde está a tal chuva que não chega?”
Ele pode ter sido tentado a abrir a arca e acabar com aquela agonia (afinal, possivelmente seus colegas passassem pela arca, batessem em nas paredes e dissessem “E aí, tá demorando a tal chuva, hein”).
Compromisso com Deus nos tira de nossa poltrona confortável, de nossa zona de conforto e nos leva a viver “grandes aventuras de fé e obediência”
Noé sabia com quem estava comprometido. Isso o fez manter-se firme para com o Deus com quem havia se comprometido.

Quero concluir contando-lhes algo:

Certo equilibrista convidou toda a população de uma cidade para vê-lo atravessar, num cabo de aço, de um lado para o outro, as Cataratas do Niágara.
No dia e hora marcados, lá estava a multidão aguardando o grande acontecimento. O corajoso homem perguntou ao povo: “Vocês acreditam que eu posso fazer isso?”. O povo respondeu a uma voz: “Sim! Sim! Nós acreditamos”. Tudo pronto, o equilibrista completou o percurso com sucesso. A multidão foi à loucura. Todos aplaudiram.
Retornando ao ponto de partida, o jovem equilibrista perguntou à multidão: “Vocês acreditam que posso refazer o mesmo percurso carregando um carrinho de mão(daqueles que os pedreiros usam para carregar terra)? Todos responderam que sim.
Então o equilibrista perguntou: “Vocês acreditam mesmo que eu possa fazer isso?”. “Sim!”, respondeu o povo em grande euforia. “Então”, disse o equilibrista, “quero um voluntário para sentar-se no carrinho e fazer a travessia comigo. Alguém se voluntaria?”
Ao som desse desafio, cada um foi saindo de mansinho daquele lugar, e o equilibrista ficou sozinho, com seu carrinho na mão.

Comprometer-se requer envolvimento. Não vale estar na torcida, é necessário fazer parte, botar a mão na massa.

Será que estamos dispostos a assumir tal compromisso com Deus?
Será que confiamos no Senhor, a ponto de crer que ele tem tudo sob seu controle?
Noé sabia quem era Deus. Ele gastava tempo cultivando seu relacionamento com Deus, por isso não hesitou quando recebeu o chamado divino para fazer algo inusitado.

- Talvez você um dia entregou sua vida a Jesus e rendeu-se completamente a ele, mas com o passar dos anos, vem tentando dirigir sua vida, família de acordo com o que acha melhor. Talvez você, às vezes, caia no erro de brigar mais por suas ideias que pelo bem do Reino. Talvez tenha perdido de vista com quem vc se comprometeu um dia.
É hora de baixar a guarda, de renovar seu compromisso com Deus; de render a ele suas preferências e maneira de fazer as coisas. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jr 29.11).

- Pode ser também que você nunca tenha tido a oportunidade de assumir um compromisso de vida com Deus, de render sua vida a ele integralmente. Esse é o seu momento: “Entregue o seu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará” (Sl 37).

Nenhum comentário: