27 de agosto de 2009

Aprendendo com as tempestades da vida

São quase 22h30. É hora de colocar meu pequeno para dormir. Gabriel tem apenas 2 aninhos, mas gosta muito de ouvir as “itólias” (como ele diz) da Bíblia antes de pegar no sono.

Hoje, depois de ler para ele a história de Jesus acalmando a tempestade e enquanto orava com ele, Deus me trouxe algo ao coração que quero dividir com você.

Vejamos o texto:

Jesus subiu num barco, e os seus discípulos foram com ele. De repente, uma grande tempestade agitou o lago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo: — Socorro, Senhor! Nós vamos morrer! — Por que é que vocês são assim tão medrosos? — respondeu Jesus. — Como é pequena a fé que vocês têm! Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo. (Mt 8.23-26)

Estava orando com o Gabriel, agradecendo a Deus porque, da mesma forma como ele acalmou o mar agitado, ele tem acalmado as tempestades pelas quais passamos e que nos deixam como os discípulos — com muito medo, apavorados.

Por qual tempestade você está passando neste momento?
Essa tempestade tem atacado que áreas de sua vida?

Deus sempre tem planos de bênçãos para nós, independentemente do tipo de tempestade que tenta nos fazer naufragar e do tipo de “barco” (área) que ela está atacando.

Eis algumas tempestades que podem fazer balançar fortemente nosso barco:

Tempestade no trabalho e na vida financeira: Deus tem sido bom para conosco. Ele tem suprido nossas necessidades e cuidado de nós. Temos adquirido bens materiais e vivemos com certa tranquilidade. Às vezes, somos tentados a pensar que alcançamos as coisas pela força do nosso próprio braço e pelo auxílio do poderoso deus, chamado cartão de crédito e cheque pré. Então, Deus nos chama a atenção para o fato de que: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede dele. Ele é nosso Pastor que não deixa nada nos faltar. É ele quem supre cada uma das nossas necessidades em Cristo Jesus.
Que nunca deixemos nossas conquistas tomarem em nosso coração o lugar que não lhe pertence, pois “Onde estiver o nosso tesouro, ali estará, também, o nosso coração”. Quem ou o que tem sido nosso tesouro? Que seja o Senhor!

Tempestade nos relacionamentos familiares, com irmãos na fé e outros: A grande questão é que somos interdependentes. Dependemos uns dos outros. Foi assim, com essa estrutura que Deus nos criou. Não há como mudar isso. Ninguém é uma ilha. Aprender que sempre haverá alguém a quem eu possa ajudar (pq está menos maduro ou preparado que eu), alguém com quem eu possa dividir, compartilhar (pq está no mesmo nível que eu e possivelmente enfrente as mesmas lutas) e alguém de quem eu possa aprender (pq é mais experiente que eu, mais maduro e calejado) é a grande sacada da vida. Acho que esse foi o motivo de Deus “inventar” a igreja-local e a família, você não acha?.

Tempestade na área da saúde: Talvez você já se pegou num ativismo desenfreado. É possível que você aprendeu que ser “pau para toda a obra” é a característica mais procurada por Deus em seus filhos. Você está redondamente enganado. Às vezes, problemas de saúde são o alerta de Deus, dizendo p/ nós que precisamos parar, aquietar nosso coração (como a criança nos braços de sua mãe) e descansar nele. Pode ser que precisemos descansar e saber que o Senhor é Deus; que ele é nosso Pastor amado. Ele nos leva para junto das águas de descanso. É possível que Deus esteja querendo nossa atenção.

Tempestade no ministério: Quantas vezes fazemos tanto, e tão pouco acontece. Muitas são as vezes em que empenhamos todos os esforços e “a coisa não anda”. Quantas vezes nos perdemos pelo muito fazer e pelo pouco que ficamos sentados aos pés do Mestre, aprendendo dele... Quanta falta de reconhecimento (e deveríamos receber algum?!). Quantas lutas...
Tenho aprendido que Deus não nos chamou para o ministério ou para o serviço cristãos. Saul foi chamado por Deus para ser rei, mas em dado momento quis fazer as vezes de sacerdote e quebrou a cara; foi rejeitado pelo Senhor. No final das contas, Deus nos chamou para a obediência. Isso sim é o que basta. Afinal, a obra é do Senhor.

Tempestade do Jesus que dorme: A demora (aparente) de Deus em responder nossa oração é, às vezes, irritante, intrigante e desanimadora. Ah! Como Deus nos ensina com esse tipo de tempestade!!! Essa é uma grande prova para nossa fé. Se, como eu, você tem orado por alguns motivos há anos, sabe bem do que estou falando. Tenho orado há anos pela conversão de algumas pessoas. Tenho orado há anos por questões ministeriais. Às vezes, tenho a impressão de que estou sob teto de chumbo; que a oração não sobe, que Deus não ouve, e penso “Será que um dia as coisas vão mudar?”
Que maravilhoso saber que oração não tem prazo de validade (como diz o pr. Elias, meu esposo)!! Que bom saber que Deus ouve e atende. Que bom saber que o Senhor não rejeita a minha oração.
Há um cântico do Renascer Praise que diz: Dá-me um sinal do teu favor/Me faça saber que comigo estás/Vem fortalecer meu coração/preciso de ti pra não desmaiar/Arranca de mim este pranto de dor/ me veste com vestes de louvor/ com óleo da alegria me unge/ com teu Espírito vem me curar/ Não haverá impossíveis para o meu Deus/ tuas promessas ele me fará viver/ a espera não pode matar a esperança/ minhas lágrimas ele enxugará com milagres
Embora pense que Deus já nos tenha fornecido sinais de sobra (da sua presença, bondade, misericórdia etc), esse tem sido, muitas vezes, o nosso clamor quando a resposta de Deus parece que nunca vai chegar.
A Bíblia diz que Deus não despreza um coração quebrantado e contrito. Afirma também que a oração feita por um justo é muito poderosa em seus efeitos. Diz ainda que não haverá impossíveis para Deus.
Vale lembrar que Deus fez tudo perfeito em seu tempo. O tempo de Deus... Esse é perfeito. Como cantamos: “Jesus, plano melhor; nunca chega atrasado. Sua hora é perfeita, sua maneira a mais linda..”
Enquanto esperamos pela resposta do Senhor, temos duas opções: descansar ou desesperar. A escolha é nossa.

Tempestade no coração, na alma: Já sentiu aquela angústia que chega doer o peito? E a preocupação aparentemente sem fundamento que nos assola e rouba a tranquilidade? Pois é, Deus pode muito bem usar esse tipo de tempestade para nos ensinar que só ele pode dar a paz que ultrapassa todo o entendimento. É interessante notar que paz não significa ausência de tempestades. A verdadeira paz é aquela que se manifesta em meio às grandes tempestades da vida, para fazer a diferença.

Vale lembrar que, quando passamos pelas tempestades...
- buscando entender os propósitos divinos,
- desejando crescer na fé e
- nos submetendo à vontade do Senhor,
Sairemos delas muito mais fortes do que quando o céu começou a enegrecer.
Teremos conhecido um pouco mais do caráter do nosso Bom Pastor.
Teremos aprendido a ser mais pacientes, a ter mais domínio próprio, a entender os que passam por lutas e a olhar com misericórdia os fracos na fé.
Teremos aprendido um pouco mais sobre o que significa amar a Deus acima de tudo (e independentemente das circunstâncias) e ao próximo como a nós mesmos.

Que o Senhor nos conduza em triunfo enquanto passamos pelas tempestades da vida.
Hum! Acho que tbm preciso dormir. Bom restante de noite p/ vc

Nenhum comentário: