6 de abril de 2020

Parte 3 - Série LIMÃO EM LIMONADA... OU TORTA DE LIMÃO - 3) Coloque seu mundo interior em ordem


Mesmo sabendo que, apesar de estar em casa, muitos continuam com certa rotina de trabalho e, no que se refere às mulheres, somam a isso as demandas da casa, da família e até dos estudos, certamente podemos encontrar um tempinho para colocar as coisas em ordem na casa, mas tbm para a introspecção que, segundo Wundt (1832-1920), serve ao objetivo de autoanálise.

Analisar o ambiente externo é importante, pois é a partir daí que daremos atenção ao fator higiene, organização e praticidade na disposição dos objetos. Contudo, geralmente fica difícil organizar o exterior quando o interior não está em ordem. Por isso o convite de hoje é para colocar em ordem nosso mundo interior.

1) Ponha em ordem seus pensamentos: Nada de pensar negativamente, pois assim como a pessoa se imagina, assim é. Portanto, dê ordem de despejo a tudo de ruim em sua mente. Isso feito, encha sua mente com coisas boas. Não basta expulsar o que é ruim; tem de preencher o vazio com coisas boas. É vital guardar o coração e disciplinar nossa mente para ocupar-se somente com aquilo que a Bíblia recomenda, ou seja, o que é "honesto [...] justo [...] puro [...] amável [...] de boa fama [...] [em que] há alguma virtude, e [...] algum louvor [...]. Leia bons livros, leia a Bíblia, assista vídeos com bom conteúdo, converse com pessoas que o coloquem pra cima. A vida é maravilhosa, apesar de qualquer coisa.

2) Dê uma boa passeada em seu interior e busque resquícios de mágoa, ressentimento, falta de perdão. Pedir e liberar perdão são práticas decisivas para a boa qualidade de vida, independentemente de vc receber o perdão de quem o pediu e se a pessoa a quem liberou perdão o aceitar ou não. Se dermos abrigo a maus sentimentos em nosso interior, logo a raiz de amargura tomará nossa vida, e o desejo de vingança se tornará o centro de nossa existência. E quando houvermos efetivado a vingança, ainda nos sentiremos presos, roubados e destruídos por dentro. Resolva essas pendências o quanto antes e viva livremente.

3) Desenvolva uma vida de gratidão, mesmo pelas pequenas coisas. Quando o foco se volta para o agradecimento, se percebe que temos menos a pedir pq, na verdade, já recebemos mais do que poderíamos merecer. Não falo de conformismo preguiçoso, mas de contentamento ativo, capaz de reconhecer o que tem e prosseguir na luta para melhorar cada vez mais.

Olhar para dentro, qdo da perspectiva correta e intencionalmente, é algo libertador. Então, bora lá. Boa viagem.

Nenhum comentário: