6 de abril de 2020

Parte 2 - Série LIMÃO EM LIMONADA... OU TORTA DE LIMÃO - 2) O poder da atenção seletiva


Em detrimento de outros autores (que defendiam a passividade da mente), o teórico William James (apud Fadiman e Frager, 1986) advogava em favor da importância da atenção como processo ativo e seletivo. Podemos considerar fatores externos e internos como sendo o que assegura o caráter seletivo da atenção.

Dito isso, precisamos entender que dentro de nós e a partir de nós há vários fatores internos demandando nossa atenção. São incertezas, inseguranças, temores... Olhando ao nosso redor, veremos inúmeros fatores externos que gritam a plenos pulmões por nossa atenção. A questão é: Em meio a tantas vozes e tantos barulhos e ruídos, a quem daremos o privilégio de ter nossa atenção?

Ouvimos boas e más notícias, números que sobem e descem o tempo todo na saúde e na economia, fake news espalhados pelas mídias e uma constante medição de força numa guerra de braço infindável entre políticos e empresários, só para mencionar algumas.

A Bíblia nos dá o exemplo do que fazer nestes momentos:
A) Olhar para cima: tira o foco das dificuldades e impossibilidades humanas, foca em quem realmente pode trazer mudanças ao cenário difícil de ser encarado. Olhar para o alto realiza em nós uma série de trocas que confere qualidade à vida: desespero por esperança, impossibilidade por possibilidade, ponto por vírgula, doença por saúde, morte por vida.

B) Lembrar do que traz esperança: Em tempos difíceis não há nada mais desnecessário que gente pessimista. Tempos difíceis demandam fé, esperança, otimismo equilibrado, palavras brandas (mas não de bajulação).

Tempos difíceis precisam ativar nossa memória para lembranças de dificuldades vencidas, desafios superados, do improvável acontecendo, de impossíveis tornando- -se possíveis, de oração tornando-se milagres.

Vc pode escolher focar sua atenção em Deus e em boas lembranças. Mesmo em dias de tanto barulho, está em seu poder selecionar, escolher para onde canalizar sua atenção. E, se me permite, aconselho e torço para que escolha focar em Deus e na esperança, sabendo que já passamos por coisas piores... vc já passou por tanta coisa e chegou até este dia. Deus é com vc. Não sucumba às más notícias. Para o alto e avante

Nenhum comentário: